Partilha

Partilha

A partilha e a relação entre alunos é uma componente importante da forma como ensinamos.

O Keep It Simple é um espaço aberto aos nossos alunos, mesmo fora do horário das explicações (consultar as condições aqui). Queremos os nossos amigos perto e os nossos alunos ainda mais perto (não temos inimigos e por isso adaptámos a expressão). O que os nossos alunos fazem nas nossas instalações quando não estão a ter aulas:

Trabalhos de grupo

Pesquisas na internet

Tiram dúvidas pontuais

Jogos lúdicos e resolvem exercícios de lógica e puzzles matemáticos

Divertem-se aprendendo

Desta forma, pretendemos despertar a curiosidade dos alunos para as matérias lecionadas utilizando exemplos práticos do dia-a-dia. Desvendamos os mitos por detrás daquela eterna pergunta: “para que é que eu vou aprender isto se nunca vou utilizar?”.

Aprendemos, mais uma vez com a nossa experiência, que a partilha e relações entre alunos os ajuda a perceber mais rapidamente as matérias, a retê-las mais eficazmente e, sobretudo, a construir a tão importante autoconfiança.

COMO AUMENTAMOS A CONFIANÇA

Temos duas formas. A primeira é através da partilha, que faz com que os alunos percebam que os seus colegas passam pelas mesmas dificuldades e aprendem em conjunto a ultrapassá-las.

A segunda, para os alunos com um ritmo menor e com menos autoconfiança, consiste na definição de um programa de estudos adequado e personalizado, que o torne mais confiante em si mesmo. Quando essa confiança é alcançada, aprender é simples.

LONGO PRAZO

Queremos preparar os alunos para o médio e longo prazo. Preparar uma pessoa apenas para um teste, sem bases e força motivacional, apenas vai fazer (ou não) com que ela tenha uma melhor nota pontualmente. Não irá fazer com que ela assimile da melhor forma o conhecimento. Até porque, quando preparamos os alunos para o longo prazo, estamos a simplificar ainda mais o nosso trabalho.

A partilha, neste caso, motiva os alunos a virem aprender para o Keep It Simple. Não vêm para uma explicação de matemática longa e aborrecida. Vêm ter com amigos, ter uma atividade em conjunto, que neste caso é aprender.

Qual o segredo de sucesso a longo prazo? É simples: criar os hábitos de estudo certos e aprender a rentabilizá-los. Não queremos que os nossos alunos estudem demasiadas horas. Queremos que cada minuto de estudo represente um minuto em que se está a aprender a matéria correta. Isto motiva ainda mais os nossos alunos.

JOGOS DE MATEMÁTICA E LÓGICA

Como já explicámos, acreditamos que a partilha de ideias é fundamental. Assim, gostamos de propor desafios e jogos transversais a todos os nossos alunos. Para além de criarmos uma competição saudável, fazemos com que o espírito de partilha e entreajuda seja ainda mais reforçado. No final, o resultado são alunos que se divertem enquanto estudam. Se estão divertidos com este processo então estão motivados e abertos para o que lhes pretendemos ensinar.

Não sei se já tínhamos dito antes. Mas ensinar assim, é simples.